Como é realizada a inseminação artificial?

A partir do 8º dia do cio é feito o acompanhamento do ciclo estral da cadela, através da citologia vaginal. Caso o momento seja ideal, é realizada a coleta do sêmen do macho, a avaliação da sua qualidade e então a inseminação, através de uma pipeta própria para cadelas no trato genital da fêmea. Toda a análise é feita imediatamente, sendo necessária a presença do macho e da fêmea no momento do procedimento, com algumas exceções. É um procedimento rápido, seguro e indolor.

Não. Há uma grande variação individual do cio em cadelas. Algumas apresentam cio curto e outras extremamente longo, assim como existem cadelas que sangram durante todo o período fértil e outras que não sangram em momento nenhum, o que chamamos de cio seco ou cio silencioso. Esperar o fim do sangramento para acasalar é um grande erro. Sabendo dessas variações, fazemos um acompanhamento individual e personalizado para cada cadela, evitando o risco de perda do cio.

É muito importante diferenciarmos a proposta de cada exame. No caso do eletrocardiograma sua função principal é o estudo do ritmo cardíaco enquanto o ecocardiograma tem como função básica o estudo da anatomia e função cardíaca. Para um protocolo anestésico seguro, o eletrocardiograma é imprescindível. O ecocardiograma por sua vez, dirá ao clínico se o paciente apresenta alguma afecção cardíaca que possa vir a necessitar de cuidados pré ou mesmo pós cirúrgicos. Sendo assim, recomendamos para os pacientes acima dos sete anos de idade e para os todos os pacientes que apresentam sopro cardíaco (mesmo filhotes ou cães jovens) a realização de ambos os exames. Para os filhotes e cães adultos até os seis anos de idade, que não apresentem alterações durante a auscultação, recomenda-se somente o eletrocardiograma.

Medicamentos de uso oral e tópicos bem como produtos químicos utilizados no banho (xampus preparados) podem interferir nos resultados podendo gerar falsos negativos. Por essa razão recomenda-se a realização desses exames com um intervalo de pelo menos 15 dias sem a administração e uso de quaisquer medicamentos.

O carrapato é o vetor de algumas enfermidades, entre elas a Erliquiose responsável pela diminuição plaquetária, nesses casos é importante realizar uma boa varredura em busca de carrapatos no seu cão e caso os mesmos sejam encontrados, é possível através de um teste rápido de sangue (teste sorológico 4DX) verificar se ele está acometido pela Erliquia sp e iniciar o tratamento adequado.