Saiba mais sobre a tão famosa sarna

Um dos sintomas mais característicos a doença é a coceira intensa

Existem dois tipos de sarna que são importantes na medicina veterinária, uma delas é contagiosa para o ser humano e a outra não. Por isso, na suspeita de uma dessas, é muito importante realizar um exame chamado – Pesquisa de Ectoparasitas – ou o famoso – Raspado de Pele -, ambos com o objetivo de diagnosticar se o problema na pele está sendo causado por um desses agentes.

Nos tópicos a seguir, entenda o que é, quais os tipos, como acontece a transmissão, os principais sintomas e como pode ser prevenida. Confira!

O que é a sarna?

A sarna é uma patologia dermatológica causada por ácaros de diversas espécies. A sarna sarcóptica, por exemplo, é uma zoonose provocada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei, que afeta cães e outros animais. Já o ácaro Notoedris Cati afeta os gatos, provocando a sarna notoédrica, que pode causar dermatite temporária em humanos.

Como ocorre a transmissão?

A transmissão acontece por meio do contato direto, sendo altamente contagiosa entre os animais.

Quais são os sintomas mais comuns?

Em seres humanos, provoca erupções avermelhadas na pele, acompanhadas de intensa coceira, que se agrava com o calor. As lesões surgem, em maior parte dos casos, em áreas onde a pele entra em atrito com roupas. Por causa da coceira, podem ocorrer infecções bacterianas secundárias.

Já nos animais, a sarna provoca crostas espessas na pele, erupções avermelhadas, perda de pelos e infecções secundárias devido à coceira intensa. Em gatos, as lesões tendem a se manifestar nas extremidades das orelhas, espalhando-se pela face, olhos e pescoço.

Os tipos de sarna

Sarna Sarcóptica – causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, que pertence ao gênero dos escavadores. Ele tem o corpo circular e patas curtas. Provoca nos animais eritema, a formação de escamas, crostas, alopecia e intenso prurido, geralmente são encontradas nas orelhas, focinho, face e cotovelos. A escabiose é altamente contagiosa para os animais e também acomete os seres humanos.

Sarna Demodécica (Demodex Canis) – são ácaros escavadores que vivem nos folículos pilosos e nas glândulas sebáceas dos cães, podendo ser encontrado em pequena quantidade na pele dos animais saudáveis. Animais jovens podem se infectar durante o aleitamento materno. A maioria dos casos de sarna demodécica, também conhecida como “sarna vermelha”, ocorre em animais entre 3 e 6 meses de idade. Não é uma zoonose.

Como prevenir a doença?

Alguns cuidados são muito eficazes para prevenir o surgimento de sarna, conheça os principais deles:

  • Manter a limpeza e higiene: ambientes nos quais os animais são criados devem ser mantidos limpos e higienizados.
  • Isolamento e tratamento: os animais doentes devem ser isolados e tratados adequadamente, de acordo com a orientação de um médico veterinário.
  • Consultar um veterinário: quando existem lesões de pele nos animais, é fundamental procurar um médico veterinário.
  • Evitar aglomerações: evitar aglomerações de animais pode ajudar a prevenir a disseminação da sarna.

Conte com a BadiLab no cuidado do seu pet

Aqui no BadiLab você conta com atendimento de diversas especialidades para cuidar ainda melhor da saúde do seu pet.

Dispomos de equipamentos de última geração e contamos com time incrível de profissionais muito dedicados.

Agende a consulta do seu pet!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas postagens

Categorias